LIVRO DE VISITAS

Clique na imagem para entrar

Seguidores

28 outubro 2010

STF valida Ficha Limpa para 2010


Depois do empate no julgamento de impugnação da então candidatura de Joaquim Roriz ao governo do Distrito Federal, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou ontem a impugnação da candidatura de Jader Barbalho ao Senado.

 O resultado inicial se manteve o mesmo: 5 a 5. No entanto, o STF votou pela manutenção da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já havia decidido pela impugnação da candidatura. 

 Essa decisão, além de barrar a candidatura de Jader, implica na validade da lei Ficha Limpa para as eleições desse ano. 

 O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, declarou à imprensa que o "STF decidiu de forma coerente e com os princípios constitucionais da moralidade e da probidade, reclamo constante da sociedade brasileira por um país sério em que o cidadão pode confiar nas instituições, sobretudo no Judiciário".

Caio Magri avalia politicamente a ausência de cadastros para o 2º turno no sítio Ficha Limpa

"Não podemos ficar nas iniciativas puramente voluntárias, 
precisamos alavancar uma reforma política que condicione 
regras de transparência e integridade no processo eleitoral.
"

Caio Magri é sociólogo, gerente de políticas públicas do Instituto Ethos e coordenador da secretaria executiva da ABRACCI. Na sua avaliação, o fato de o sítio Ficha Limpa não ter recebido nenhum cadastro para o segundo turno reflete uma continuidade em relação à baixa adesão de candidatos no primeiro turno, e remete à importância do debate em torno da reforma política no Brasil. 
 Para Magri o resultado evidencia a falta de prioridade dada ao tema da transparência. Além de se posicionar em relação à campanha Ficha Limpa, os candidatos para aderir ao sítio precisam apresentar a prestação de contas atualizada semanalmente de suas contas de campanha.
"O segundo turno repetiu de uma forma mais evidente o que aconteceu no primeiro. Os candidatos com maior visibilidade não se apresentaram nem no primeiro e nem no segundo turno. Isso reforça a nossa avaliação de que a transparência no processo eleitoral ainda não é um valor que a maioria das campanhas considere."

Existe ainda uma reflexão estrutural, relacionada à proposta de convocação da reforma política. Esse é um debate em pauta no cenário político e existem diversos movimentossociais articulados na preparação de propostas para a reforma. 

 "Não podemos ficar nas iniciativas puramente voluntárias, precisamos alavancar uma reforma politíca que condicione regras de tranparência e integridade no proceso eleitoral", explica Magri.

O segundo turno está chegando e, mais uma vez, é hora de votar limpo! 

A administração do sítio Ficha Limpa deseja um bom voto limpo a tod@s os eleitores.



Nenhum comentário:

De onde vem meus visitantes