LIVRO DE VISITAS

Clique na imagem para entrar

Seguidores

29 novembro 2010

Violência no Rio de Janeiro é "a vergonha nacional", diz Busato

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, afirmou hoje (29) que a violência no Rio ultrapassou todos os limites, devendo ser tratada agora como "a vergonha nacional".

A declaração foi dada por Busato com referência à onda de violência ocorrida nas últimas 48 horas no Rio de Janeiro, considerado o pior ataque de facções criminosas e que resultou, até o momento, em18 pessoas mortas, ônibus incendiados, cabines da Polícia Militar metralhadas e até ataques de granadas a delegacias policiais. "Nada pode justificar que cidadãos sejam assassinados friamente, na calada da noite e à luz do dia, vítimas de assaltos, das guerras dos grupos organizados, das balas perdidas, dos seqüestros e, até mesmo, de policiais despreparados que se tornam matadores profissionais, ao invés de guardiões da lei e da ordem".

Busato afirmou que os governos federal e estadual precisam agir em sintonia no combate à criminalidade, que vem crescendo a cada ano no Rio de Janeiro. Para o presidente da OAB, essa situação só será sanada por meio de um plano complexo e de longo curso. "O que existe hoje é a completa ausência de perspectiva por parte do cidadão, que está cercado por quadrilhas de banditismo que demonstram serem mais organizadas que o Estado", afirmou o presidente da OAB, repudiando o ocorrido. "É necessário que as causas dessa crise sejam combatidas e não seus efeitos. Entendo que as causas podem ser combatidas por meio da melhoria no ensino para os jovens da periferia do Rio de Janeiro, isso porque sem educação, não há perspectiva".

Ainda na opinião de Busato, o adolescente tem que ser absorvido pelo mercado de trabalho, para evitar que ele caia nas mãos de criminosos e de traficantes e venha a ter a vida ceifada ainda em tenra idade.

Também se faz necessário, ainda no entendimento do presidente da OAB, reaparelhar a Polícia de imediato e dar apoio para que exista, por parte dela, um trabalho científico capaz de evitar crises como essa."Não é possível que o cidadão continue desassistido no Rio de Janeiro.

O clima naquela cidade é altamente preocupante e, além disso, denigre a imagem do Brasil no exterior", afirmou Busato, acrescentando que essa situação pode vir a gerar conflitos sociais em outros Estados e por parte de outros grupos urbanos.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br

De onde vem meus visitantes