LIVRO DE VISITAS

Clique na imagem para entrar

Seguidores

25 junho 2010

África do Sul, Copa 2010 e a Cidadania

Esta é a primeira Copa do Mundo que ocorre no continente africano e como toda a história deste povo sofrido e batalhador, vem cheia de símbolos e história para cada evento e muito interessante é que até bola adquiriu uma nova simbologia e especificidade, o gol também ganhou um caráter humanitário, uma vez que além de Copa é também um trabalho para que o país retire a maior parte da população do analfabetismo. 

A abertura da copa 2010 foi um exemplo de cultura, cidadania e iqualdade racial e sem dúvida uma copa diferente de todas as outras.

O Mascote Oficial da Copa do Mundo de 2010 é o Zakumi. O nome é uma composição da influência holandesa na África do Sul, "ZA" (iniciais de Zuid Afrikanse), que significa África do Sul e "Kumi" do idioma Swahili, que significa "10".

Jabulani, (bola) possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos eetnias diferentes da África do Sul

O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.

Uma versão especial da Jabulani, denominada Jo'bulani, foi anunciada pela Adidas e será usada na grande final da Copa. O nome da bola foi inspirado na cidade deJoanesburgo, que sediará a final, e muitas vezes é apelidada de Jo'burg


De onde vem meus visitantes