LIVRO DE VISITAS

Clique na imagem para entrar

Seguidores

29 agosto 2011

OAB lança site para denúncias de corrupção!

Ordem quer mobilizar a sociedade para fiscalizar o poder público. Advogados vão acompanhar os casos denunciados e cobrar as autoridades

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou ontem, em Brasília, o site Observatório da Corrupção:


http://observatorio.oab.org.br 


Para receber denúncias e monitorar o andamento das investigações sobre desvios de recursos no poder público. A iniciativa pretende mobilizar a sociedade brasileira para combater ilegalidades nas esferas governamentais. Além disso, outra frente da Ordem é pressionar o Judiciário brasileiro para dar agilidade ao julgamento de casos de corrupção e evitar, assim, a impunidade.
“A sociedade pode transformar, sim, por meio da legítima pressão que ela exerce nos poderes públicos. E ela [a sociedade] deve mobilizar-se para combater essa pandemia que é a corrupção”, disse o pre­­­­­­­sidente da OAB, Ophir Caval­­­cante, durante o lançamento da campanha. Deputados e senadores integrantes da Frente Parla­­­mentar de Combate à Corrupção es­­­tiveram presentes na cerimônia, como o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e os deputados Chico Alencar (PSol-RJ) e César Colnago (PSDB-ES).
O Observatório da Corrupção será mais uma ferramenta para fiscalizar o poder público e mobilizar a sociedade (veja outras iniciativas no quadro ao lado). Toda a denúncia apresentada pela população no site da OAB será analisada por advogados integrantes da Comis­­­são Especial de Combate à Corrup­­­ção e à Impunidade da Ordem. Em seguida, o grupo levará o caso até o órgão responsável pela fiscalização ou investigação. Se não houver andamento do caso no prazo de 30 dias, a Ordem promete cobrar novamente das autoridades responsáveis. “Vamos fazer visita ao promotor, ao juiz, ao delegado responsável, e cobrar providências. Se nada for feito, vamos levar às autoridades superiores”, ressaltou Cavalcante.
O internauta que quiser fazer uma denúncia no Observatório encontra um texto com 18 artigos, que são os termos de uso para po­­­der participar. Após a inscrição, ele poderá acompanhar como andam as ações tomadas em relação à denúncia. Para isso, precisará informar sua senha e CPF. A OAB garante o sigilo da identidade dos denunciantes.
Cavalcante disse ainda que na próxima semana o site vai fornecer uma lista com todos os processos antigos, de 1980 até hoje, que tratam de corrupção e que não tiveram solução.
O presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB, Paulo Brêda, destacou que a corrupção retira recursos de muitos para poucos. “O enriquecimento de poucos contribuiu para a falta de educação de muitos brasileiros”, declarou. A cobrança de agilidade do Ju­­­diciário nos processos de corrupção deverá ser replicada pelos es­­­cri­­­tórios regionais da Ordem em todo o país. No caso do Paraná, in­­­te­­­grantes da OAB-PR deverão visitar juízes e desembargadores no estado que julguem casos deste tipo.
Foro privilegiado
O presidente da Associação dos Ma­­­gistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, elogiou a iniciativa da Ordem, mas destacou que isso não é suficiente para resolver o problema da corrupção no Brasil. Segundo ele, é preciso acabar com o foro privilegiado e diminuir a quantidade de recursos possíveis na Justiça. “Eu tenho certeza que esse Observatório vai sinalizar e fazer toda a diferença no acompanhamento desses casos. Mas isso não vai adiantar se o Brasil não abo­­­lir o foro privilegiado para autoridades. O STF não tem condições de acompanhar todos os processos”, disse.

Um comentário:

Anônimo disse...

O servidores da Secretaria de Segura e Administração Penitenciária( SEAP) do Grupamento de Segurança e Serviços Externos( GSSE ), estão sofrendo com uma série de atitudes arbitrárias por parte do Coordenador Geral de Segurança de Presídios Jorge da Silva Perrote. Já foram feitas várias denúncias por parte dos servidores que não estão suportando mais a forma como estão sendo tratados..

Os servidores estão sendo obrigados a colocar o seu material pessoal em sacos transparentes , sendo impedidos de levar seus pertences para os postos, como água, papel higiênico, repelentes, jornais,remédios, alimentação e etc... Estão passando a humilhação de andar com vários sacos plásticos pelas ruas do Complexo de presídios com materias pessoais expostos, tendo que subir guaritas com os materiais numa enorme dificuldade.

Os servidores ficam em média 16 horas direto nos postos sem as mínimas condições humanas de trabalho, sem , luz, vidros para proteger do sol e chuva , local para higiene pessoal , sendo assim acabam levando seu material pessoal para atender suas necessidades muitas vezes urinado e defecando nas guaritas.

Outra determinação é que os servidores estão sendo obrigados a estacionar seus carros longe da base do grupamento , sendo assim impedidos de pegar seus materias pessoais.. Os carros estão sendo acorrentados para impedir a locomoção dos mesmos até o final do expediente..

Os servidores estão sendo massacrados pelo coordenador que ameaça com a punição geográfica para locais como Campos e Itaperuna caso não cumpram a determinações impostas.

Pedimos a OAB uma posição quanto as denúcias que estão sendo feitas a vários orgãos para tomar uma posição contra esse coordenador que está humilhando e perseguindo os servidores e específico o Grupamento..

Aguardamos uma posição!

De onde vem meus visitantes