LIVRO DE VISITAS

Clique na imagem para entrar

Seguidores

27 dezembro 2010

Diga Não ao Trabalho Infantil!


Nos dias de hoje estamos tão preocupados com nossos "pequenos problemas" que não reparamos que tem muita coisa horrível acontecendo mesmo porque não queremos mais aflição em nossa vida. Porem muitas pessoas ao redor do mundo sofrem, e cabe aquele que tem algum poder mudar, ou ao menos tentar alterar esse "circulo vicioso" de indiferença em que vivemos.

Assistimos na televisão alguma criança morrendo de fome em um pais miserável e 5 minutos depois vemos uma serie norte americana validando as virtudes de uma vida economicamente estável e sem preocupações sociais. A base de uma mudança social não depende de bruscas mudanças, e sim de pequenos fatores. Quando resolvi escrever esse texto, não tive a intenção de convencer pessoa alguma a sair da segurança e conforto de sua casa para sujar as mãos, venho por meio deste tentar explicar a grande diferença que podemos fazer, sem alterar o estilo de vida que apreciamos.

Grandes Multinacionais sempre controlaram seus empregados de uma forma opressiva sem que a classe trabalhadora desse conta. Hoje com a chamada "globalização" temos acesso a informação que não era possível antes. Empresas como a Nike que surgiram como uma simples fábrica de calçados esportivos, agora operam um verdadeiro império.

Não ha nada de errado nisso muito pelo contrario, acredito que todos nós em um sistema capitalista temos o direito de fazer o melhor possível. São os meios que fazem a diferença.

A Nike tem custo mínimo na produção de seus produtos o que permite um excessivo gasto em marketing e pesquisa de mercado. A revolução que a Nike criou no mercado, funciona de uma forma insana, se paramos para pensar.

Além de propaganda gratuita em seus produtos, eles conseguiram convencer milhões de pessoas que é de extremo bom gosto exibir seu logo tipo, convencendo até os mais novos que é necessário, essencial para sua vida haver marca dessa empresa e assim ser aceito por outros de sua idade.

Essas imagens entram em nosso subconsciente sem percebermos, e quando temos que escolher um calçado ou acessório escolhemos os símbolo familiarizados como que por instinto.

A fórmula do sucesso da Nike é muito simples: produzir acessórias de qualidade a baixo custo.

Como isso e possível ?

Explorando milhões de pessoas miseráveis nos países onde a situação econômica é mais critica, onde podem fazer seus operários trabalharem 12 horas por dia ganhando menos de 30 centavos por dia.

A Nike tem fabricas ao redor do mundo, especialmente em países de terceiro mundo, onde as leis são escassas e onde os direitos humanos não são respeitados.

A fábrica da indonésia emprega trabalhadores menores de idade, crianças de 12,13 anos trabalham turnos de 12 horas em condições tão horríveis que seria difícil achar algo parecido em nosso pais.

Justificativas poderiam ser apresentadas se a companhia fosse uma pequena empresa local, mas estamos falando de um dos maiores impérios do mundo.

A custa de mães solteiras que em um pais pobres e islâmico, não conseguem encontrar um trabalho digno para alimentar seus filhos, devem se submeter a uma vida de semi-escravidão.

Quando ativistas a favor dos direitos humanos começaram a investigar os estabelecimentos da Nike em indonésia, não podiam acreditar em que seus olhos viam, além da vida de semi-escravidão de seus operários, ainda são forçados a trabalhar com produtos químicos altamente tóxicos e sem nenhuma proteção.

Essa fábrica se transformou em um alvo para ativistas a favor dos direitos humanos ao redor do mundo.

Nike tem fábricas nos países mais miseráveis do mundo, onde lhes garante mão-de-obra barata e sem ter que cumprir nenhum dos deveres de um empregador de uma pais de primeiro mundo.

Bolas de Futebol da Nike são feitas em pequenos quartos sem janelas, por velhos jovens e crianças sentados no chão de cimento em pequenas aldeias do Afeganistão.

Tênis da Nike vem de suas putrificas fabricas no Vietnã, Indonésia Camboja e China.

O que você pode fazer para combater essa injustiça? Simplesmente não compre nada que a NIKE produza. É o mínimo que você pode fazer.


deCastro

Nenhum comentário:

De onde vem meus visitantes