LIVRO DE VISITAS

Clique na imagem para entrar

Seguidores

17 junho 2010

Participação Cidadã





O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção da política do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto),seja ao concorrer a cargo público (indireto). 
No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade. Ai está o nosso maior desafio: cumprir deveres. 
A maioria dos brasileiros sabe reclamar seus direitos mas parece que ignoram, ou querem ignorar, seus deveres e, o dever mais ignorado é a participação, como cidadãos, na vida pública do nosso pais. Participação no controle social e na tomada de decisões sobre as políticas públicas e demais decisões governamentais, que nos é garantido na Constituição Federal de 1988, também chamada de Constituição Cidadã. 
Neste ano de eleição vamos exercer nossa cidadania escolhendo bem os nossos representantes políticos na hora do voto. Não vamos reeleger políticos que não governaram para o povo e sim para interesses pessoais e partidários, que não cumpriram com seus compromissos de campanha e, mais ainda, que estejam "com suas fichas sujas". Agindo assim certamente mudaremos a "cara" da política no Brasil.


Um comentário:

Marilda disse...

OIÊ!
Parabéns!
É assim que a sociedade
pode melhorar...se aprimorar
e não perder tão rapidamente
os reais "VALORES"...
Muito sucesso pra vc!
BJS*M*

De onde vem meus visitantes